Concessão de crédito incentiva empreendimentos impulsionados por jovens

Por Camila Maciel
Jornalista da Adital
 
Alessandra Cordeiro, junto com dois amigos, tinha uma ideia na cabeça e o talento nas mãos, restava apenas um impulso para que com negócio de artesanato com mosaicos crescesse. O apoio surgiu com a 2ª edição do Programa Credjovem, no ano de 2007. Através da concessão de empréstimos, o programa incentiva a geração de trabalho entre jovens em situação de vulnerabilidade social, com idade entre 18 e 29 anos. Este ano, em sua quarta edição, 94 empreendimentos, de serviços e comércio, serão beneficiados.
 
O empréstimo é feito pela Prefeitura da cidade de Fortaleza, no estado do Ceará (Brasil) com um valor máximo de 15 mil reais. O recurso pode ser utilizado para compras de equipamentos, matérias-primas e reformas. Alessandra conta que os 4 mil e 900 reais requeridos pelo seu grupo foram utilizados para construir um ateliê, em um terreno de sua casa, e para comprar alguns instrumentos. O empreendimento recebeu o nome de ‘Coisas e Mosaicos’.

De acordo com Francis George, coordenador do Credjovem, o programa é inédito no país e representa um impulso ao potencial dos jovens. "Essa ação contribui para a juventude exerça seu protagonismo na prática, através da economia solidária e do empreendedorismo”, avalia o coordenador. Desde sua primeira edição, 250 projetos já foram atendidos, dos quais 80% continuam a funcionar.

Nesta quarta edição, os jovens terão seis meses para começar a devolver parte do recurso, cuja devolução é de 60% do montante, sem incidência de juros. Alessandra relata que não houve dificuldades para quitar o empréstimo. O negócio deu tão certo que até "adiantamos parcelas”, conta a jovem orgulhosa. E, hoje, o ateliê já está "dando lucro!”, festeja. Segundo Francis, o índice de adimplência é de 78%, considerado "muito bom” pelo órgão.

Neste ano, foram apresentados 213 Planos de Negócios, com 430 candidatos inscritos. Os projetos foram submetidos à avaliação de técnicos da Prefeitura e de consultores externos, que verificaram a viabilidade econômica e social das propostas. Os Planos foram apresentados desde dezembro, destacando-se os segmentos de confecção, alimentação e informática. Serão investidos 1 milhão e 100 mil reais nesta edição.

Francis George destaca o segmento de confecção reflete a vocação econômica da cidade, que possui um pólo têxtil. O segmento de informática, por sua vez, demonstra a grande procura pelo acesso à internet nos bairros da periferia da cidade. E o setor de alimentação, de acordo com o coordenador, representa um segmento de grande rotatividade e lucro rápido.

Para que os 94 selecionados tenham êxito em seus empreendimentos, Alessandra Cordeiro recomenda: "é preciso ter planejamento”. Ela destaca que o dinheiro pode até ser em vão, se o jovem não tiver uma estratégia para utilizar, da melhor forma, o recurso. Como forma de auxiliar no processo de execução, a Prefeitura planeja uma capacitação voltada para o gerenciamento de negócios. Atualmente, os selecionados estão em fase de abertura de conta bancária para recebimento do crédito.

Para os que tiverem interesse em acessar o crédito através do programa, uma nova edição está prevista para o segundo semestre de 2011. Os candidatos devem apresentar um Plano de Negócio, bem como a documentação dos representantes, como identidade, CPF e comprovante de endereço. Cada proposta deve ter pelo menos dois integrantes que tenham cursado pelo menos 50% da vida escolar em escola pública.

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