Por Leandra Silva*
Cerca de quinze Estudantes do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) participaram da trigésima sétima edição do Encontro Nacional dos Estudante de Economia (ENECO) ocorrido nos dias 17 a 23 de julho de 2011 na Universidade Federal Fluminence na cidade de Niterói, Rio de Janeiro.
Com o tema Economia e Sociedade: Ferramentas para um Desenvolvimento econômico Sustentável e a Promoção da Igualdade, o ENECO se propôs a discutir e refeletir sobre os principais mecanismos que promovem o desenvolvimento sustetável a partir de aportes teóricos de pensadores como Celso Furtado, Florestan Fernandes e outros.
Além das reflexões acadêmicas o ENECO também proporcionou espaços de debate entre estudantes de Economia de todo o país por meio dos Grupos de Trabalho (GT´s). Os GT´s promovem a formação política dos estudante de forma dinâmica e participatica. É um espaço que reflete temas da realidade do economista e do meio no qual estã inserido.
As mesas de debates foram espaços onde passaram debatedores da Secretaria Nacional de Economia Solidária, do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), da Direção Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da Direção Nacional do Movimento dos Trabalhadores Desempregados, entre outros.
Não menos importante, o espaço cultural proporcionou a interação das diversas culturas brasileiras com as expressões culturais que permeiam o cotidiano carioca.
* Estudante de Ciências Econômicas pela Universidade estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
Nenhum comentário:
Postar um comentário