Paul Singer Discute Economia Solidária no Encontro Nacional dos Estudantes de Economia

Por Leandra Silva*

O Economista e Secretário Nacional de Economia Solidária, Paul Singer, participou do Encontro Nacional dos Estudantes de Economia (ENECO) ocorrido nos dias 17 a 23 de julho na Universidade Federal Fluminense na cidade de Niterói no Rio de Janeiro.

Falando para aproximandamente dois mil estudades de Economia de todo o país, Paul Singer destacou o papel da economia solidária como estratégia importante para combater problemas históricos da sociedade brasileira como a miséria, o desemprego, a concetração de renda e a hierarquização dos meios de produção e distribuição. Para ele, a organização da produção por meio de mecanismos que eliminem a hierarquização dos meio de produção e distribuição constitui uma das principais ferramentas de trabalhadores e trabalhadoras contra o atual sistema econômico, o capitalismo.

Paul Singer
Paul Israel Singer nasceu na Áustria, mas se radicou no Brasil em 1940. Militou no movimento sindical na década de 50 e logo em seguida se formou em Economia, na Universidade de São Paulo (USP). Tornou-se doutor pelo departamento de Sociologia da USP e desde 1996 se dedica à Economia Solidária. Professor e autor de livros, Paul Singer está à frente da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), do Ministério do Trabalho e Emprego, desde a sua criação em 2003. É considerado pelos movimentos econômicos solidários como o ‘pai' da Economia Solidária no Brasil.

* Estudante de Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.





Nenhum comentário:

Postar um comentário