Geralmente quando se fala em economista, vem logo a idéia de que é o profissional responsável por compreender de que forma as sociedades usam seus recursos materiais e humanos, com vistas a produzir e distribuir bens e serviços e que atua, basicamente, em duas áreas: na macro e na microeconomia.
A área de atuação de um economista vai alem da macro e da microeconomia, abrange a indústria, comércio, bancos, corretoras, empresas de consultoria, universidades, setor público, dentre outras. O Economista estuda as relações econômicas entre os diversos setores sociais, e propõe as políticas econômica, cambial e financeira dos governos. Desenvolve planos para a solução de problemas financeiros, econômicos e administrativos em qualquer ramo da atividade humana, seja na agricultura, no comércio, na indústria e no setor de serviços. Atua tanto em empresas privadas quanto em institutos e órgãos públicos, municipais, estaduais e federais.
Se você pensa que para fazer tudo isso o economista precisa apenas de números, está muito enganado. Além dos dados numéricos e estatísticas que fundamentam seu trabalho, o bom profissional dessa área deve ter conhecimentos de história, sociologia e política. O curso de Ciências Econômicas exige muita leitura e pesquisa. Portanto, é importante reforçar a idéia de que a economia é uma ciência humana, acima de tudo.
Parabéns a tod@s economistas!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário