5 anos de CEDASB: mais justiça social para o povo camponês do semiárido


Por Leandra Silva*

O Centro de Convivência e Desenvolvimento do Sudoeste da Bahia – CEDASB completa hoje (11 de maio) 5 anos de vida. Uma vida cronológica curta, porém com uma história permeada de lutas e conquistas que o torna uma entidade referencia no Sudoeste da Bahia no que se refere ao desenvolvimento e implementação de tecnologias para a convivência com o semiárido.

As tecnologias implementadas pelo CEDASB incluem construção de cisternas para o consumo humano, cisternas para produção de alimentos, cisternas para o consumo da comunidade escolar, barreiros trincheiras familiares e comunitários e bomba popular. Além dessas tecnologias, são feitas também limpezas de aguadas.

Além das tecnologias, os Projetos executados pelo CEDASB incluem também capacitações para as famílias beneficiárias. É nas capacitações que as famílias aprendem a gerenciar a água das cisternas, a cuidar dos barreiros e preservar as aguadas.

O trabalho desenvolvido pelo CEDASB, orientado pela metodologia da Articulação no Semiárido Brasileiro - ASA, representa uma ruptura com o paradigma então existente de institucionalização da seca e reprodução das condições de miséria do povo sertanejo. Representa um novo jeito de olhar o semiárido e poder enxergar suas potencialidades possibilitando a construção de uma nova dinâmica de ampliação das capacidades locais para superação das problemáticas e torná-lo um lugar bom de se viver.

Por isso, o CEDASB já tem muito o que comemorar nesses 5 anos. PARABÉNS a todas e todos que contribuem para a construção dessa história que tem em cada camponesa e camponês a sua principal inspiração.

*Estudande de Economia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Um comentário:

  1. CEDASB...
    Ainda uma criança que apesar de ter só cinco anos, vem construindo uma nova face para o semiárido. Na verdade o nosso trabalho é mostrar que pode se viver bem no semiárido.

    ResponderExcluir