Mais de 36 mil brasileiros foram resgatados da escravidão na década passada

Ministério do Trabalho realizou 934 operações; confira o ranking dos empregadores que mais tiveram trabalhadores libertados

Dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) mostram que entre 2001 e 2010 foram feitas 934 operações de fiscalização para erradicação do trabalho escravo. Só no ano passado foram resgatados 2.327 trabalhadores em regime de escravidão. Em toda a década, o número de trabalhadores libertados da escravidão foi de 36.576.

Em dezembro do ano passado, 88 empregadores entraram na chamada ‘lista suja’ do trabalho escravo - a lista é atualizada semestralmente. Desse total, quatro estão no ranking dos 10 empregadores que mais tiveram trabalhadores resgatados do regime de escravidão nos últimos sete anos (ver tabela abaixo).


Segundo a lista, a líder em trabalhadores libertados é a Agrisul Agrícola Ltda, no Mato Grosso do Sul (MS), com 1011 escravos resgatados. A empresa foi cadastrada na lista suja em julho de 2009. Atualmente, a lista conta com 220 empregadores registrados entre novembro de 2003 e dezembro de 2010.

De acordo com os dados do MTE, o Pará foi estado que mais teve operações para erradicar a escravidão no ano passado -- 30, do total de 112 em todo o país -- e também liderou no número de trabalhadores resgatados -- 507, do total de 2.327. Entra as 10 empresas com mais trabalhadores libertados, o estado empata com Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com dois empregadores entre os que mais usam mão-de-obra escrava em cada estado.

Matéria publicada originalmente em Exame.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário