Aos mestres

Por Leandra Silva*

Quero aqui render a minha homenagem aqueles/as que assumiram o compromisso de construir a educação que queremos, sonhamos, merecemos...

Sabemos que a política educacional historicamente adotada em nosso país enfrenta grandes gargalos, a remuneração oferecida aos nossos professores e professoras é um deles. No entanto, grande parte tem na sua profissão uma missão de vida, uma vocação...se dedicam, correm em paralelo com o tempo para se formar/informar e não se tornaram obsoletos, ultrapassados.

Cada um e cada uma carregados com seus significados e seus venenos se tornam o exemplo que nos convence e o espelho que olhamos e tentamos ver a nossa imagem refletida. É assim que os enxergamos...os enxergamos também como mulheres e homens que fazem da educação um ato de amor e, parafraseando nosso ilustre educador Paulo Freire, o ato de amar é um ato de coragem. São todas/os muito corajosos.

O desafio de fazer da educação um ato de amor e um instrumento capaz de promover a conquista da dignidade humana, deve ser o elemento norteador da sua pratica diária. Para tanto, precisa se fazer entender, criar soluções, ensinar, aprender, viabilizar sonhos, avaliar (e como avaliar deve ser difícil!!), aprovar e, por vezes, reprovar. Talvez tudo isso seja simplesmente mistério da vocação!

Meus PARABÉNS e AGRADECIMENTOS a todas e todos!

* Estudante de Ciências Econômicas pela Universidade estadual do Sudoeste da Bahia - UESB


Nenhum comentário:

Postar um comentário